Aulas Abertas

Como forma de ampliar a discussão sobre a escrita afetiva, o amor nos tempos atuais, pertencimento e territorialidade virtual e analógica, Cartas de amor nas Ruas Virtuais apresenta três aulas abertas transmitidas pelo Youtube do projeto onde o público poderá interagir com as palestrantes enviando perguntas ao vivo.

arte4.png
Caminhos do audiovisual
POR |  GABRIEL MARTINS

Transformar palavras em imagens e sons é um dos maravilhosos desafios do fazer fílmico. Neste encontro com o cineasta Gabriel Martins, vamos conversar sobre os caminhos do audiovisual,  sobre os planos e movimentos de câmera e as possibilidades de criação a partir da luz e do som, através dos gêneros experimental, documental e ficcional.

IMG_3883.JPG

Gabriel Martins nasceu em Belo Horizonte (MG), está radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Juntos seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Rotterdam e ganharam prêmios como a Menção Especial do Júri na Quinzena dos Realizadores em Cannes e Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas “Rapsódia para o Homem Negro”, “NADA” e o longa-metragem “No Coração do Mundo” (codirigido por Maurilio Martins) e que teve sua estreia no festival Internacional de Rotterdam.

QUANDO |  25/03 QUINTA-FEIRA
HORA| 19h 
arte4.png
Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação
POR |  ROBERTA ESTRELA D'ALVA

A palestra Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação, toma por base seu trabalho no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, coletivo que há 20 anos realiza pesquisa sobre a linguagem do diálogo entre a cultura hip-hop e do teatro épico. Serão tratados temas como a narratividade, a contundência da autorrepresentação como discurso artístico e o depoimento como processo histórico e instrumento que elucida uma concepção do mundo. 

Foto Divulgação Roberta - Fotógrafa C

Roberta Estrela D'Alva é atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro. Bacharel em artes cênicas pela ECA-USP e doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro "poetry slam" (campeonato de poesia) brasileiro e curadora do Rio Poetry Slam-FLUP, primeiro poetry slam internacional da América Latina. Em novembro de 2014 foi publicado seu primeiro livro “Teatro Hip-Hop- a performance poética do ator-MC” pela editora Perspectiva. De 2016 a 2018 foi apresentadora do programa Manos e Minas, TV Cultura SP e afiliadas. Juntamente com Tatiana Lohmman dirigiu o documentário "SLAM- Voz de Levante" (2018).

QUANDO |  01/04 QUINTA-FEIRA
HORA| 19h 
arte4.png
O amor como ato político
POR |  RITA VON HUNTY

Na palestra “O amor como ato político”, a professora de política Rita von Hunty levantará questionamentos e provocações a respeito do amor nos tempos atuais. Por que amamos? Ainda é/ há tempo de falar de amor?

Leo Fagherazzi_revista Claudia3.jpg

Rita von Hunty é a persona drag de Guilherme Terreri, ator formado pela UNIRIO e professor de língua e literatura inglesa formado pela USP. Hoje atua no cinema e no teatro, apresenta um programa de TV (Drag Me As A Queen) e um canal no Youtube com 650 mil inscritos (Tempero Drag), além de oferecer palestras, cursos e formações que discutem, através dos Estudos de Cultura, temas centrais de nossas vidas em sociedade.

QUANDO |  08/04 QUINTA-FEIRA
HORA| 19h